05/02

Saiba como armazenar fertilizantes corretamente

Os fertilizantes são produtos indispensáveis para o produtor rural que deseja colher uma safra produtiva e de qualidade. Entretanto, para que eles não percam seu potencial produtivo, é importante garantir que sejam manuseados e armazenados de maneira correta, de forma que todas as suas propriedades originais sejam mantidas.

Segundo o artigo 47, do decreto Nº 4.954, de 14 de janeiro de 2004, que regulamenta a Lei No 6.894, de 16 de dezembro de 1980: “O armazenamento de fertilizantes deve observar as instruções fornecidas pelo fabricante ou importador, bem como as condições de segurança apresentadas no rótulo e as regras e procedimentos estabelecidos para o armazenamento de produtos que oferecem perigo, quando for o caso”.

Ao ser armazenado em local inapropriado, o fertilizante pode perder sua qualidade química ou física, além de correr o risco de causar acidentes provocados pelo desabamento de pilhas, pelo aquecimento das mercadorias ou mesmo pelo contato entre materiais que não podem ser estocados juntos.

Cuidados de armazenagem de fertilizantes

  1. Organize um depósito com superfície nivelada, seca e regular, livre de buracos. O ideal é que seja um espaço feito de concreto, tijolo ou aço. 
  2. O local precisa ter ventilação que ajude a dissipar o calor e a liberar fumaças em caso de incêndio ou decomposição.
  3. Evite que os fertilizantes sejam expostos à chuva e à luz direta do sol.
  4. Limite a altura das pilhas de fertilizante. Pilhas altas de sacos de fertilizantes podem ficar instáveis e desmoronar.
  5. Não armazene perto de outros materiais a granel que sejam incompatíveis.
  6. Mantenha o fertilizante longe de qualquer material inflamável. Certifique-se de que haja uma distância de, pelo menos, 5 metros entre os materiais. A maioria dos fertilizantes de nitrogênio contém nitratos que se decompõem quando aquecidos, desenvolvendo óxidos de nitrogênio tóxicos já a 150°C. Alguns produtos podem até liberar óxidos de carbono (CO, CO2) e óxidos de enxofre também.

Caso não tenha um depósito coberto, existe a possibilidade de estocar os produtos a céu aberto. Nesse caso, é preciso utilizar paletes para evitar o contato das sacarias com o solo ou com a água da chuva. Como no galpão, é importante ter cuidado com a altura das pilhas, evitando que elas fiquem muito altas e desmoronem.

Para que o material não seja exposto à chuva e fique mais protegido da luz solar, é fundamental que toda a pilha seja coberta por uma lona, tanto na parte de cima quanto nas laterais. 

Agora que você recebeu algumas dicas de como armazenar fertilizantes em sua propriedade rural, o que acha de dar uma olhada para ver se está tudo conforme o orientado?