02/03

Qual o benefício dos fertilizantes nitrogenados?

O Nitrogênio é o nutriente mineral normalmente absorvido em maiores quantidades pelas plantas. Ele faz parte de muitas moléculas importantes para a estrutura e a fisiologia vegetal, como proteínas, enzimas e clorofila.

Grãos com alto valor protéico, como soja e feijão, ou culturas com maior produção de biomassa requerem maiores quantidades de nitrogênio. Nestes casos, recomenda-se o uso de fertilizantes nitrogenados,  cujo nutriente principal é o Nitrogênio (N). Esses fertilizantes podem ser utilizados a partir de fontes minerais presentes no mercado na forma de nitrato ou amônio conjugado com outro nutriente (Ca, S, Na e K, por exemplo), e na forma de uréia, além de fontes orgânicas de origem animal ou vegetal.

Conforme explica o Engenheiro Agrônomo, mestre em Ciência do Solo e professor do curso de Agronomia da Uceff Chapecó, Carlos Zandona Rupolo, o Nitrogênio exerce um papel importante na planta, participando em vários processos bioquímicos envolvendo as plantas e microrganismos, conhecidos como Fixação Biológica de Nitrogênio (FBN). “Este nutriente possui rápida mobilidade no solo, onde sua perda é potencializada em função das condições climáticas, sendo o processo de volatilização e lixiviação os mais comuns”.

O elemento é empregado em grande escala na agricultura atual, representando grande parte do custo das lavouras. Porém, segundo Mosier e Galloway (2005) graças ao uso de fertilizantes nitrogenados permitiu-se sustentar 40% da população do planeta, o que não seria viável sem esse insumo.

O Nitrogênio encontra-se ligado em grande parte aos grupos fenólicos e carboxílicos, os quais são grandes cadeias carbônicas encontradas na matéria orgânica sendo esta a principal fonte do nutriente no solo. Dessa forma, a Matéria Orgânica do Solo (MOS) juntamente com a demanda de cada cultura determinam as doses de fertilizantes nitrogenados a serem aplicadas no solo. 

“As informações referentes ao teor de MOS são fornecidas a partir de análise química de solo, sendo a demandas das culturas encontradas no Manual de Calagem e Adubação para os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As quantidades, matérias primas, épocas de aplicação bem como o manejo adequado dos fertilizantes nitrogenados podem ser obtidos com o auxílio de um Engenheiro Agrônomo ou técnico agrícola”, orienta Rupolo.

Fertilizantes nitrogenados Ferticel

Os fertilizantes Ferticel possuem de duas a três formas de Nitrogênio em sua composição. Parte deste N é prontamente disponível, enquanto a outra é liberada e absorvida pelas plantas gradativamente no decorrer do ciclo, tendo um maior e melhor aproveitamento pela cultura. Para saber mais sobre os produtos entre em contato com a empresa.