Como e o que faz o fertilizante Ferticel reter os nutrientes junto a ele?

O poder quelante é a propriedade que o fertilizante Ferticel possui de reter elementos metálicos, principalmente os micronutrientes ferro, cobre, zinco e manganês, sequestrando-os, sem que, no entanto, ocorra uma forte combinação a eles. Nessa forma, retidos, esses micronutrientes não são levados pela água da chuva, permanecendo disponíveis às raízes, o que é muito benéfico e desejado. Este é um dos principais diferenciais dos fertilizantes Ferticel, que proporcionam a formação desses quelatos, garantindo as quantidades necessárias em micronutrientes para as culturas.

Como o fertilizante Ferticel melhora o solo?

Os fertilizantes Ferticel, além de possuírem uma série de matérias-primas diferenciadas em sua composição, passam por processos ímpares que asseguram um adubo com características e comportamentos bastante únicos, promovendo melhor fornecimento de nutrientes para planta e maior retenção de água no solo. Alguns desses elementos que constituem o fertilizante Ferticel são fortes melhoradores ou condicionadores do solo, pois influenciam nas suas propriedades. Com o emprego continuado desse adubo se poderá notar esse efeito. Todavia, mesmo no início do uso, já promove um condicionamento imediato dos nutrientes.

Por que o fertilizante Ferticel aumenta em duas vezes o aproveitamento do potássio?

Para um bom crescimento das culturas, há necessidade de haver boa relação entre o conteúdo de potássio e a saturação em bases do solo. Um solo com boa saturação em bases é aquele cuja soma de cálcio, magnésio e potássio de seu complexo coloidal está entre 60% e 80%. A saturação em base depende da capacidade de troca catiônica do solo. Logo, a quantidade de adubo potássico a ser empregado nas culturas está relacionada com a capacidade de troca catiônica ou CTC do solo, e com a saturação em bases. O CTC depende da argila e do húmus, sendo que o húmus é 30 vezes mais eficiente que as argilas de tipo caulinita que predominam em nossos solos. O fato é que as matérias-primas e elementos que compõem os fertilizantes Ferticel geram o incremento de húmus ao solo. Cada grama de húmus que o fertilizante Ferticel leva ao solo equivale a 30 gramas de argila, daí uma das razões dos fertilizantes Ferticel proporcionarem melhor aproveitamento do potássio fornecido.

Como as plantas se beneficiam quando utilizamos fertilizantes potássicos Ferticel?

Nos fertilizantes Ferticel, o cátion potássio, que tem carga positiva, se liga às cargas negativas do húmus. Nessa forma dita absorvida, o potássio fica disponível às raízes e, ao mesmo tempo, resistente à lavagem pela água da chuva, que não consegue arrastá-lo para as camadas mais profundas do solo, fora do alcance das raízes.

Qual o efeito químico do fertilizante Ferticel sobre o fósforo?

Quando é realizada a adubação, parte do fósforo aplicado no solo permanece disponível às raízes, e parte é fixado pelos óxidos e hidróxidos de ferro, alumínio e manganês, formando fosfatos insolúveis. Além disso, uma outra parte forma o chamado fósforo orgânico, por ser assimilado por micro-organismos e incorporado à matéria orgânica do solo. À medida que o fosfato solúvel vai sendo absorvido pelas plantas, o equilíbrio tenderá a se refazer pela solubilização do fosfato orgânico, que se dá por meio de micro-organismos e de sistemas enzimáticos. Os fertilizantes Ferticel possuem, em sua composição, matérias-primas que promovem maior formação de fosfatos orgânicos, contribuindo de diferentes maneiras para a manutenção do equilíbrio químico do fósforo no solo, e para um fornecimento mais equilibrado do nutriente durante todo o ciclo da cultura.

Como é a disponibilidade no solo dos fertilizantes da Ferticel?

As plantas podem crescer com pequenas concentrações de fosfato solúvel, desde que as mesmas sejam constantes durante todo o ciclo vegetativo da cultura. Os fertilizantes Ferticel possuem, em sua constituição, duas formas de Fósforo. A presença de uma dessas formas contribui para o chamado equilíbrio químico do fósforo do solo, pois ela reage com o fósforo solúvel da solução do solo e com o fosfato fixado. O papel dos fertilizantes Ferticel no equilíbrio químico do fósforo no solo é o de liberar esse nutriente em forma solúvel, pela mineralização da matéria orgânica, sempre que houver deficiência, ou, então, reter o fósforo solúvel quando seu conteúdo no solo for elevado. A matéria orgânica, em ultima análise, ajuda a controlar a disponibilidade do fósforo no solo.

12