01/10

Cuidados no plantio de grãos que influenciam no sucesso da colheita

Para garantir bons resultados e sucesso na colheita de grãos, o produtor precisa planejar a atividade com muito cuidado. Inicialmente é necessário verificar as questões de mercado para os grãos, como preço e o comércio da região, além da logística. 

Outro ponto a ser levado em conta é observar o zoneamento agroclimático de riscos para a espécie escolhida; conhecer a área, relevo da região, topografia, dados climáticos (disponibilidade de água – distribuição de chuvas, temperaturas, radiação solar, umidade relativa do ar); características físicas e químicas do solo (coletar amostra e fazer análise do solo); disponibilidade de mão de obra; assistência técnica; corretivos e fertilizantes; máquinas e equipamentos. Além disso, as condições edafoclimáticas da região têm relação direta com a produtividade. 

Para contribuir com orientações sobre como obter sucesso na colheita, os engenheiros agrônomos da Epagri, Donato Lucietti (coordenador estadual do programas de grãos); Elvys Taffarel (responsável pelo programa de grãos na região do extremo Oeste catarinense); Marcelo Henrique Bassani (responsável do programa de grãos na região Oeste catarinense) e Darlan R. Marchesi (gerente estadual de Extensão Rural e Pesqueira) comentam que a escolha do manejo também é um passo importante. 

“Normalmente o manejo mais indicado para grãos como milho, soja e trigo é o Plantio Direto na Palha. Nele, o solo sempre possui cobertura vegetal protegendo-o da erosão e também da variação excessiva da temperatura. Esse manejo melhora a vida do solo pelo incremento de matéria orgânica, aumenta a infiltração da água das chuvas e evita o assoreamento dos cursos d’água, resultando na qualidade efetiva dos grãos”, explicam. 

Como ter um cultivo produtivo

O bom desenvolvimento da cultura inicia-se com a semeadura bem executada. Considerar a regulagem da semeadora e a velocidade de andamento para o mínimo revolvimento do solo e obter uma boa densidade de semeadura e stand de plantas. “Adotar o sistema integrado de manejo das plantas daninhas, pragas e doenças e realizar as adubações de cobertura nas fases de desenvolvimento recomendadas também são determinantes na qualidade dos grãos”, salientam os profissionais. 

Eles também indicam que para manter a qualidade dos grãos na hora da colheita, é preciso prestar atenção em dois pontos:  

  • A colheita deve ser realizada no momento ideal: cada espécie de grão tem uma umidade (ponto de colheita) adequada. A cada dia que os grãos permanecem na lavoura a partir do ponto de colheita, vão perdendo qualidade. 
  • Regulagem da colheitadeira para evitar danos (trincas) e perdas: monitorar a velocidade de operação e o tempo de transporte do grão da colheita até a secagem e armazenagem. Se os grãos permanecerem por muito tempo em transporte nos graneleiros podem aquecer pelo excesso de umidade e começar o processo de deterioração.

Para obter sucesso na colheita de grãos, o produtor precisa executar boas práticas agronômicas, desde o planejamento e a implantação da lavoura, a operação de colheita em si, do uso de máquinas adequadas para a operação e da rapidez e adequação no tempo de transporte do grão da lavoura até o local de secagem e armazenamento”, orientam os engenheiros agrônomos.

Foto Pixabay