28/02

Como produzir orgânicos

Ao iniciar a produção de orgânicos, a dúvida que surge é: como começar? Por ser um segmento que conta com os princípios de produção de alimentos seguros e saudáveis, de preservação do meio ambiente e do respeito com as condições de trabalho do campo, o primeiro passo a ser dado é o planejamento.

Para organizar as ideias e se preparar para iniciar o projeto de produção orgânica, os seguintes fatores precisam ser levados em consideração:
– A condição da propriedade, desde a análise de captação de água e do meio ambiente ao redor;

–  A escolha das atividades a serem desenvolvidas;

– O preparo da área para o plantio.

Após ter o espaço preparado para o plantio, o próximo passo é escolher as sementes e mudas a serem cultivadas. Além disso, para que elas cresçam saudáveis, é preciso cuidar da manutenção do solo e adubar a área. Controlar o crescimento do mato e verificar os insumos também faz parte.

Com tudo isso sob controle, ao colher os resultados do plantio, o passo seguinte é fazer o processo de certificação orgânica individual ou em grupo e comercializar os produtos.

É importante lembrar também de se manter atualizado sobre as novas técnicas de cultivo que surgem no mercado, assim como acompanhar a legislação e as normas do segmento.

Foto Pixabay